sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Ficha n138


V

4ªDinastia, de Bragança ou Brigantina

D.JOÃO IV O RESTAURADOR
1640-1656


«De seu aio D. Diogo de Melo recebeu aprimorada educação e o gosto pela montaria; e do doutor Jerónimo Soares uma boa preparação nas letras clássicas e em teologia. Também se deu a estudos de música, ouvindo as lições do inglês Robert Tornar, que o duque D. Teodósio contratara para mestre da capela de Vila Viçosa.» É o que podemos ler na «História de Portugal» (volume V), de Joaquim Veríssimo Serrão.
Curiosamente, João IV era filho de uma dama espanhola, Ana de Velasco y Girón, e de Teodósio II, sétimo Duque de Bragança ;
herdou o senhorio da casa ducal em 1630 e foi o 8º duque de Bragança, 5º duque de Guimarães e terceiro duque de Barcelos. Por via paterna era trineto do rei Manuel I de Portugal, através da duquesa D. Catarina, infanta de Portugal, sua avó paterna. Ficou para a história como O Restaurador (por haver sido restaurada a independência nacional) ou O Afortunado (por aparentemente, só se ter decidido a reinar após a intervenção da mulher, D.Luísa de Gusmão, também ela espanhola, de Sanlucar de Barrameda, e de uma das principais família de Espanha, a Casa de Medina Sidónia).