sábado, 31 de janeiro de 2009

Ficha n102

CAMINHO MARÍTIMO PARA A ÍNDIA - VASCO DA GAMA
D. Manuel I confiou a Vasco da Gama o comando da frota, composta por quatro pequenas embarcações, que, em 8 de Julho de 1497, zarpou do rio Tejo em demanda da Índia. O projecto para o caminho marítimo para a Índia foi. todavia, delineado por D. João II como medida de redução dos custos nas trocas comerciais com a Ásia e tentativa de monopolizar o comércio das especiarias.
Vasco da Gama nasceu em Sines, 1469 e morreu em Cochim, Índia, 24 de Dezembro de 1524; foi um dos mais notáveis navegadores e exploradores portugueses da Época dos Descobrimentos, comandante dos primeiros navios a navegar directamente da Europa para a Índia. Vasco da Gama era Filho do alcaide-mor de Sines, Estêvão da Gama e irmão de Paulo da Gama, que o acompanhou na viagem. ( Paulo da Gama, irmão mais velho de Vasco, veio a morrer no fim da viagem de regresso e foi sepultado na ilha Terceira, nos Açores, na Igreja de Nossa Senhora da Guia do Convento de São Francisco de Angra ).
A armada aportou em 2 de Março de 1498, a Moçambique, depois de haver enfrentado rigorosos e de Vasco da Gama ter anulado uma revolta dos marinheiros que o acompanhavam.
Em 17 de Abril de 1498, avistaram Calecute. Estava assim estabelecida a rota no Oceano Índico e descoberto o caminho marítimo para a Índia.
Vasco da Gama entrega a carta do rei Dom Manuel I de Portugal ao Samorim de Calecute.
Vasco da Gama regressou a Lisboa no verão de 1499, um mês depois de seus companheiros, pois teve de sepultar o irmão mais velho, Paulo da Gama, que adoecera e acabara por falecer na ilha Terceira, no arquipélago dos Açores.