sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

FICHA n11


REINO DE ASTÚRIAS


O Reino das Astúrias é a primeira entidade política cristã estabelecida na Península depois da capitulação do Reino Visigodo de Toledo, na sequência da morte de Rodrigo e as Astúrias -protegidas por uma imponente cadeia montanhosa-, a única região da Península Ibérica que não foi conquistada pelos Mouros aquando da sua invasão da Península Ibérica.A partir deste pequeno território, surgiram os reinos de Castela, Leão (de onde derivou mais tarde o Condado Portucalense e, subsequentemente, Portugal), Navarra, e Aragão. O reino durou até que Fruela II ascendeu ao trono do Reino de Leão. Isto é, de 718 a 925 d.C..


REINO DE CASTELA


O Reino de Castela, um dos mais antigos reinos da Península Ibérica formados durante a Reconquista, começou por ser um condado do Reino de Leão, até se tornar independente. O seu território faz actualmente parte de Espanha.Castela existiu enquanto condado de 850 a 931 e como reino de 931 a 1479.A primeira referência ao nome "Castilla" é encontrada num documento do ano 800.REINO DE LEÃOO Reino de Leão, um dos mais antigos reinos ibéricos surgidos no período da reconquista cristã, foi independente durante três períodos: de 910 a 1037 (sob domínio da casa Leonesa), de 1065 a 1072 (sob o domínio da casa de Navarra) e de 1157 a 1230 (sob o domínio da casa da Borgonha).Leão nasceu em 910 como resultado da divisão do Reino das Astúrias pelos filhos do Rei Afonso III o Grande: Garcia ficou com o Reino de Leão, Ordonho com a Galiza e Fruela com as Astúrias.


REINO DE NAVARRA


O Reino de Navarra foi um dos reinos medievais da Europa, com território no norte da Península Ibérica e no dos Pirenéus ocidentais.A Navarra peninsular (conhecida como Alta Navarra), foi invadida por Fernando, o Católico.Navarra surgiu no século IX, durante a Reconquista cristã. Em 1234, a dinastia inicial dos reis de Navarra foi substituída pelos Condes de Champagne. Em 1284 o casamento de Joana I de Navarra com o rei Filipe IV de França uniu os dois reinos - união que iria durar até 1328.REINO DE ARAGÃOO Reino de Aragão foi um dos reinos cristãos que nasceram na Península Ibérica durante a Reconquista. No início, era um condado dos Francos que foi posteriormente anexado ao reino de Pamplona (mais tarde designado Reino de Navarra), em 925. Foi herdado por Ramiro Sánchez pela repartição dos territórios de Sancho III de Navarra pelos seus filhos, antes de morrer. Enquanto condado feudal, foi responsável pela conquista de Saragoça em 1118. Separou-se de Navarra em 1035 mantendo-se independente até 1707.O último rei de Aragão foi Fernando II de Aragão, que reinou de 1479 a 1516.